Gestão de Processos! A sua empresa está preparada? Saiba como mensurar!!!
- pedrohsilvaeng
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mar.

||Segunda parte de um método publicado na Harvard Business Review||
Anteriormente, eu falei sobre como mensurar a maturidade dos processos de uma empresa como o modelo PEMM - Process and Enterprise Maturity Model.
O modelo é dividido em dois grupos considerados essenciais para a sustentação do desempenho dos processos organizacionais ao longo do tempo: os viabilizadores de processo (direcionado para processos individuais) e as capacidades organizacionais (garantem as mudanças necessárias e sua sustentação).
Quanto à segunda parte do modelo, o autor começa com um questionamento: A sua empresa está pronta para processos de alto desempenho?
Não basta querer ótimos processos, a empresa precisa estar pronta para recebê-los e gerenciá-los! Para tanto, elas precisam desenvolver capacidades em quatro áreas: Liderança, Cultura, Competência e Governança.
A menos que todos esses recursos estejam presentes, não é possível conquistar resultados sustentáveis. A sustentabilidade é palavra-chave aqui! Os executivos podem até tentar "forçar" um resultado sem todas essas variáveis, mas, com certeza, seria um resultado momentâneo.
Parece um pouco óbvio, mas seguir o óbvio também parece difícil na maioria das vezes, uma vez que muitas empresas se apegam ao resultado de curto prazo, momentâneo, e esquecem da sustentabilidade.
Em resumo sobre os dois grupos, como amante de futebol, eu preciso fazer uma analogia (rs): não dá pra trazer o Messi (variável competência) para um time de terceira divisão e esperar que, só com ele, o time conquiste os maiores resultados. Para sustentar resultados de alto nível, você precisa "preparar o terreno", precisa de um bom técnico (liderança), o time precisa ter sede de vitória (cultura), e a empresa precisa estar organizada em todos os aspectos, com bom gramado no campo de jogo, um Centro de Treinamento à altura, transparência etc. (governança).
Por fim, assim como havia quatro níveis de força dos viabilizadores de processos, existem quatro níveis de capacidade corporativa: E-1, E-2, E-3 e E-4. Dessa forma, conforme a analogia acima, o modelo traz uma correlação das capacidades organizacionais (E) e dos viabilizadores de processo (P) em que, quando se conquista o nível E-1 de capacidade ("preparação do terreno"), a empresa está pronta para manter resultados de negócios no nível P-1, de maneira sustentável, e assim por diante.